22 de dezembro de 2007

O Sorriso é a Sombra de uma Lágrima

Olho para trás. Vejo uma porta fechada. Curiosidade. Abri. Olho em frente e vejo tudo o que perdi.
Lembranças mudas gritam por mim, incessantemente, gritam por um nome, por um motivo, gritam para que ninguém as esqueça como se quisessem ser libertadas do esquecimento aterrorizante que é ser-se não lembrado. Não as posso libertar. Há muito que as abandonei porque não as sabia salvar. Não as sabia concretizar porque não podia... não podia... nunca pude... nada. Sempre fui esquecida também. Sempre fui não lembrada e é isso que não quero lembrar mais, que se esqueceram de mim quando eu estava ali, bem presente, à vista de todos os cegos que não me viram.
Como puderam se esquecer de mim se eu estava ali? Como puderam dizer que não me viam, mesmo em frente a mim? Como puderam se esquecer de mim... se... como puderam...
Vivo com esse esquecimento até hoje. E por vezes sinto que fiquei esquecida naquele momento que já foi há tanto tempo e que lá, ainda, estou... esquecida por todos aqueles que eu queria que se lembrassem, por todos aqueles que eu nunca esqueci e que agora queria esquecer mas não consigo... não consigo esquecer quem se esqueceu de mim por isso mesmo... porque se esqueceram de mim.
Desculpa.
Nunca o consegui fazer – perdoar. Nunca consegui apagar da minha memória o dia em que se esqueceram que eu estava ali, que estava ali, bem ali... na fila da frente... bem ali... na frente...Eu estava bem na frente... como foram capazes de me pedirem perdão? Será que, algum dia, se perdoaram, na verdade?
Não sei... à distância temporal em que me encontro, sinto que já não me magoa tanto lembrar tal dia. Ainda assim, sinto como se fosse hoje, sinto o que senti naquele... senti-me tão triste, tão fraca, tão vulnerável... nada que me pudessem dizer iria alterar um sentimento tão grande para um ser tão pequeno e jovem... sim! era um criança a viver um dia de imensa grandiosidade... dia esse que foi rasgado aos poucos, a cada minuto que passava...
Uma parte de mim ficou cinzenta nesse dia.
Nunca pensei que o cruzar com estas lembranças me fizessem sangrar tanto ou mais do que naquele. Roubaram-me a felicidade, roubaram-me o sorriso, roubaram-me a inocência...
Cresci.
Tenho de sair daqui... ter aberto esta porta faz-me lembrar que fui esquecida um dia e... não o quero sentir mais. Lembrar que me partiram o coração em lágrimas faz-me sentir revolta, vontade de gritar bem alto Porquê Eu? Porquê... Porque sempre me lembrei e por isso... me esqueceram...
Estas lembranças só me fazem reviver aquilo que sou, que sempre fui e sempre encobri ser e hei-de encobrir até que a alma me doa.
Fecho a porta.
Para trás fica aquilo que fui.
Sorrio... e ainda que seja um sorriso triste... Sorrio.
Se me vires sorrir, sorri também. Ainda que o meu sorriso seja triste sei que o teu será sempre sincero.
O meu sorriso será sempre a sombra de um lágrima.

3 comentários:

Divinius disse...

ESCUTA O SOM MAIS PURO DA TUA VOZ...

Boas festas e sorri:)

Anónimo disse...

Não consigo esquecer exactamente porque me esqueceram... tão simples, mas tão imensamente complicado!

De mim, tens sempre a minha lembrança e, mais que isso, o meu carinho!

macaw disse...

magoa sermos esquecidos, principalmente por aqueles que mais amamos. sempre ouvi dizer que magoamos mais aqueles que também amamos mais. não sei se terem aquele amor seguro, pensam que podem fazer tudo que não irão magoar... não sei, talvez. mas se for o caso do amor (seja entre amigos ou namorados) não correspondido, magoa mais ainda. e a lembrança magoar-nos-á sempre se não soubermos perdoar e seguir a vida. até porque há outras pessoas que nos amam e respeitam. agora o tempo que investires na mágoa que os outros te provocaram será sempre tempo perdido, porque nesse tempo estás a esquecer aqueles que realmente se preocupam contigo e te dão valor. faz sentido?!
e perdoar não é mais que um favor que fazemos a nós próprios, porque no fim os únicos a sentir mágoa somos nós. se pensarmos assim, será mais fácil perdoar. mas acredita que é preciso uma ginástica mental para conseguir fazer isto. não é fácil não, mas acaba por entrar no sistema e acabamos por lucrar com isso, porque a mágoa desaparece e vivemos mais felizes.

bjinhos